Um sistema de controle de versões que eu uso e gosto é o git. A grande vantagem de controlar as versões de um documento não é só o de ser poder verificar a trajectória da evolução do trabalho mas principalmente a de se poder retornar a uma versão anterior se algo der errado e principalmente a capacidade de se ter várias pessoas trabalhando em um mesmo documento, sem perder o controle sobre o que cada um está fazendo. Por padrão o TexStudio usa o svn.
Para mudar isso, primeiro é preciso ter o git instalado:
sudo apt-get install git
Segundo é preciso fazer com que o git reconheça o comando ci, para isso digite no terminal
git config --global alias.ci "commit"
Vamos agora configurar o TexStudio para usar o git como sistema de controle de versão. Nesse caso basta ir em Options > Configure TexStudio… > Commands (Opçoes > configurar texstudio > Comandos ). No final da página que abriu vai estar o svn e svnadmin, troque o que estiver no campo por git. Na figura abaixo é apresentado como se faz:
O próximo passo é configurar o TexStudio para que ele faça o "commit" automático, ou seja, atualizar automaticamente o repositório ao salvar o arquivo. Nesse caso, na mesma janela de configurações clique em svn e marque a opção de efetuar o 'check in' automaticamente, como está na figura abaixo:
Uma coisa importante, para que o sistema de controle de versão funcione, é preciso iniciar o repositório, nesse caso é preciso fazer o seguinte.
Abra um terminal e faça um "cd" até a pasta onde o documento tex está. Os comandos serão o seguinte, quando já estiver na pasta dos documentos do seu tex.
git init
git add .
git commit -m 'Iniciando Sistema de Controle de Versão'
Pronto, agora os seus documento estarão sobre um sistema de controle de versão.
Usando o git como controle de versão de documentos latex no TexStudio