.

Traduzir

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Uma nova foto do Universo.

Hoje resolvi comentar a foto astronômica do dia (http://antwrp.gsfc.nasa.gov/apod/astropix.html) que pode ser vista abaixo:


Essa é a imagem do céu vista na faixa de micro-ondas da radiação eletromagnética. A diferença de cores são apenas para facilitar a visualização.

Só para relembrar, a luz visível corresponde apenas a uma pequena fração do espectro eletromagnético. Na figura abaixo mostra um pouco mais desse espectro de acordo com o comprimento de onda.

Voltando a figura anterior do céu. O mapa foi construído a partir da obervação de um ano de dados obtidos a partir do satélite Planck . A parte mais brilhante do mapa é produzido pela emissão devido a nuvens de  gás e partículas contidas na nossa galáxia. Já a outra parte do mapa, com tons mais avermelhados, são produzidos por radiação que tem sua origem no início do universo. A essa radiação damos o nome de Radiação Cósmica de Fundo em Micro-ondas, que em inglês é conhecida como "Cosmic Microwave Background" - CMB. A grande importância dessa radiação é que dela é possível extrair informações de processos físicos que remontam os primórdios do universo, tal como a fase conhecida como inflacionária, onde o universo teria se expandido drasticamente e do próprio Big Bang.
A imagem abaixo é uma representação da evolução do universo


Veja que a radiação em micro-ondas, que dá origem ao mapa no inicio da postagem, foi produzida a mais de 13 bilhões de anos, que na imagem anterior é o que aparece entre as palavras "Inflation" (Inflação em português) e "Dark Age" (Era Cosmológica das Traves, período da história cósmica que eu estudo).

Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário