.

Traduzir

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Uma nova foto do Universo.

Hoje resolvi comentar a foto astronômica do dia (http://antwrp.gsfc.nasa.gov/apod/astropix.html) que pode ser vista abaixo:


Essa é a imagem do céu vista na faixa de micro-ondas da radiação eletromagnética. A diferença de cores são apenas para facilitar a visualização.

Só para relembrar, a luz visível corresponde apenas a uma pequena fração do espectro eletromagnético. Na figura abaixo mostra um pouco mais desse espectro de acordo com o comprimento de onda.

Voltando a figura anterior do céu. O mapa foi construído a partir da obervação de um ano de dados obtidos a partir do satélite Planck . A parte mais brilhante do mapa é produzido pela emissão devido a nuvens de  gás e partículas contidas na nossa galáxia. Já a outra parte do mapa, com tons mais avermelhados, são produzidos por radiação que tem sua origem no início do universo. A essa radiação damos o nome de Radiação Cósmica de Fundo em Micro-ondas, que em inglês é conhecida como "Cosmic Microwave Background" - CMB. A grande importância dessa radiação é que dela é possível extrair informações de processos físicos que remontam os primórdios do universo, tal como a fase conhecida como inflacionária, onde o universo teria se expandido drasticamente e do próprio Big Bang.
A imagem abaixo é uma representação da evolução do universo


Veja que a radiação em micro-ondas, que dá origem ao mapa no inicio da postagem, foi produzida a mais de 13 bilhões de anos, que na imagem anterior é o que aparece entre as palavras "Inflation" (Inflação em português) e "Dark Age" (Era Cosmológica das Traves, período da história cósmica que eu estudo).

Até a próxima.

terça-feira, 6 de julho de 2010

Veja eclipse total pela internet

Recebi hoje por e-mail do grupo Clube de Astronomia do yahoo a  notícia de que no dia 11 de julho irá ser transmitido on-line, diretamente da ilha de Páscoa (chile) um eclipse total "2010 Total Solar Eclipse". Esse trabalho será realizado pelo grupo Ciclope

O Grupo Ciclope , da Faculdade de Computação da Universidade Politécnica de Madrid, dirigido pelo Professor Francisco  Manuel Sánchez Moreno, em colaboração com a  Associação Shelios da Comunidade de Canarias.

Os seguinte sites irão transmitir o eclipse são:

http://www.eclipsesolar.es/index_en.html

http://www.solareclipse.es/index_en.html

http://www.solareclipse.eu/index_en.html

Veja que faltam apenas
[clock1]
para esse envento.



Os detalhes podem ser encontrados em:

Em espanhol::

https://docs. google.com/ Doc?docid= 0ASGf-8RyKFKXZGZ mNnRxM2pfNzhmcGh 3eGpncw&hl= es


Em inglês::
https://docs. google.com/ Doc?id=dff6tq3j_ 87ft42wbch

Também recomendo o site:
http://om.fi.upm.es/CiclopeAstro/?locale=es#home

Abraço e até a próxima