.

Traduzir

sábado, 27 de novembro de 2010

Temperatura da terra sobe e o gelo marinho aumente?

Nesse link está uma reportagem com o título "Pesquisa britânica sobre clima revela tendências conflitantes".

Em resumo, nessa reportagem é apresentado que nos últimos dez anos ocorreu um aumento da temperatura média da terra  (apesar de temperatura média  não possuir significado físico ;p), de forma mais lenta que nas décadas anteriores. Porém, o estudo mostrou que o nível de gelo marinho também aumentou. Isso significa que aumento da temperatura resulta em mais gelo? Claro que não.
A resposta é, ainda serão necessários mais estudos para entender o que realmente está acontecendo.

Enfim, a grande questão sobre qual direção o clima da terra está tomando ainda é algo em aberto. A única coisa que é correta é que o clima é dinâmico e de forma geral é governado pelo caos. Assim, o mesmo segue o seu caminho independentemente de nossos anseios por domá-lo.



Nota: Temperatura é uma propriedade termodinâmica intensiva e não extensiva. Para clarificar tem-se o exemplo:

Em uma sala encontra-se um copo de água com gelo, uma xícara de café bem quente e a temperatura da sala, que é registrada no termômetro de parede é de 30 graus Celsius.
Agora façamos o seguinte, peguemos o copos de água e café e coloquemos os dois próximos um do outro. Em seguida, restringimos nossa analise a região próxima ao copos. O que podemos dizer sobre a temperatura ali? O fato é que enquanto o sistema não estiver em equilíbrio, só poderemos falar da temperatura de cada ente e não somar as temperaturas da sala e as dos líquidos nos copos e dividir por três.
Podemos dizer algo sobre a troca de energia total entre os sistemas. A energia retirada do ar da sala para aquecer o copo de gelo é muito pequena para baixar significantemente a energia cinética média das moléculas do meio, assim, a temperatura da sala deverá se manter a 30 graus Celsius. O mesmo vale para a xícara de café. A energia eliminada pelo café é muito pequena  para aumentar a temperatura da sala. Ou ainda, o quanto é absorvido pela água gelada será parcialmente compensado pelo resfriamento do café.

Agora, temperatura média, pra mim é papo furado...