.

Traduzir

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Usando o git como controle de versão de documentos latex no TexStudio

Um sistema de controle de versões que eu uso e gosto é o git. A grande vantagem de controlar as versões de um documento não é só o de ser poder verificar a trajectória da evolução do trabalho mas principalmente a de se poder retornar a uma versão anterior se algo der errado e principalmente a capacidade de se ter várias pessoas trabalhando em um mesmo documento, sem perder o controle sobre o que cada um está fazendo. Por padrão o TexStudio usa o svn.


Para mudar isso, primeiro é preciso ter o git instalado:




sudo apt-get install git


 


Segundo é preciso fazer com que o git reconheça o comando ci, para isso digite no terminal




git config --global alias.ci "commit"


 


Vamos agora configurar o TexStudio para usar o git como sistema de controle de versão. Nesse caso basta ir em Options > Configure TexStudio… > Commands  (Opçoes > configurar texstudio > Comandos ). No final da página que abriu vai estar o svn e svnadmin, troque o que estiver no campo por git. Na figura abaixo é apresentado como se faz:


 


texstudio1


O próximo passo é configurar  o TexStudio para que ele faça o "commit"  automático, ou seja, atualizar automaticamente o repositório ao salvar o arquivo. Nesse caso, na mesma janela de configurações clique em svn e marque a opção de efetuar o 'check in' automaticamente, como está na figura abaixo:


 


snvTexstudio


Uma coisa importante, para que o sistema de controle de versão funcione, é preciso iniciar o repositório, nesse caso é preciso fazer o seguinte.


Abra um terminal e faça um "cd" até a pasta onde o documento tex está. Os comandos serão o seguinte, quando já estiver na pasta dos documentos do seu tex.




git init

git add .

git commit -m 'Iniciando Sistema de Controle de Versão'


Pronto, agora os seus documento estarão sobre um sistema de controle de versão.


PDF    Enviar artigo em PDF   

Usando o git como controle de versão de documentos latex no TexStudio

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Gerando arquivo doc (MS word) a partir de arquivo latex no linux.

Baseado no script de Emilio Torres Manzanera (http://uce.uniovi.es/tips/Latex/HtLatexConfig.html) eu desenvolvi um pequeno programa em python, usando a biblioteca easygui, que permite gerar html e arquivo do word, .doc, a partir de um arquivo de latex, .tex.

Esse programa foi desenvolvido e testado no Ubuntu 13.04.

Eu deixei o programa disponível no meu github (https://github.com/duducosmos/pylatex2doc) mas quem quiser baixar o programa pode baixar direto desse link: https://github.com/duducosmos/pylatex2doc/archive/master.zip



Para instalar basta descompactar o programa, abrir um terminal e fazer um cd para a pasta onde está o programa, em seguida basta digitar:


sudo apt-get install python-setuptools

sudo python setup.py install



Após a instalação basta digitar no terminal:



pylatex2doc



Abaixo estão algumas imagens do programa rodando.

captura1

captura2

captura3

captura4

captura5

captura6

captura7



É um programa bem simples e fácil de usar.














PDF Printer    Enviar artigo em PDF   

Gerando arquivo doc (MS word) a partir de arquivo latex no linux.