.

Traduzir

domingo, 27 de março de 2011

Modem Nokia CS-11 no Ubuntu, como instalar. (Ubuntu 10.10)

Ontem comprei um modem da nokia, modelo CS-11. Para instala-lo no ubuntu, (a versão do meu é a 10.10), fiz uma pequena busca e encotrei algumas soluções interessantes. Existia um arquivo .deb para o modelo CS-10, que possuia alguns erros, além disso, o arquivo de .rules não era compatível com o modelo que eu queria.

Vamos ao que realmente interessa.
Para que o modem funcione no ubuntu crie o arquivo 25-nokia-zerocd.rules em /etc/udev/rules.d/ com a seguinte informação

BUS=="usb", SUBSYSTEM=="block", SYSFS{idVendor}=="0421", SYSFS{idProduct}=="061d", ACTION=="add", PROGRAM=="/usr/bin/eject %N", OPTIONS+="last_rule"

salve e digite o seguinte comando no terminal

udevadm control --reload-rules

Pronto.
Outra solução é a seguinte, eu editei o arquivo .deb  e fiz todas as correções necessárias para instalação (nokia-zercorc_0.1-11_all_fixed.deb).

Para instalar o modem usando esse arquivo basta dar um duplo clique com o botão esquerdo do mouse sobre o mesmo ou digitar no terminal

sudo dpkg -i nokia-zercorc_0.1-11_all_fixed.deb

Para baixar o arquivo de instalação do modem, clique aqui.

6 comentários:

  1. queria saber se há como instalar em distros rpm, não encontro nada referente a estas distros, também tenho um Nokia CS-11 e não consigo faze-lo funcionar no OpenSUSE 11.4 nem a pau!

    ResponderExcluir
  2. No seu caso eu recomendo criar o arquivo 25-nokia-zerocd.rules, como descrito acima e salvar em /etc/udev/rules.d/, ou seja.

    ResponderExcluir
  3. Juro que eu tinha passado por esse problema não tem dois meses!
    E curiosamente a solução foi a mesma. O deb deles está bugado nos scripts pré instalação e pós instalação.
    Acho que no caso do Carlyle ele poderia abrir o deb usando um Ark da vida e copiar tudo pro lugar certo. De uma forma ou de outra as pastas tem arquitetura independente e os arquivos são só Shell Script.

    ResponderExcluir
  4. Eduardo já tentei o procedimento descrito acima mas não consigo, vou tentar o que o Mauricio Falou, depois posto aqui!

    ResponderExcluir