.

Traduzir

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

[RESOLVIDO] Teclado que perder a configuração no UBUNTU

800px-KB_Portuguese_Brazil.svg_Desde de que eu atualizei o Ubuntu para a versão 13.10 e 14.04 eu comecei a enfrentar um problema de configuração do meu teclado no notebook, tenho um Del Inspiron 14r -3460.  Toda vez que eu reinicio minha máquina o sistema deixa de reconhecer o meu teclado como sendo PT-BR, tentei várias soluções que eram apresentadas na rede e nada, ou seja o teclado continuava a  perder a configuração cada vez que eu reiniciava o Ubuntu.
A solução vou fazer um script de configuração do teclado, que rode automaticamente a cada nova sessão. O script é bem simples e abaixo está o código:
#!/bin/bash
setxkbmap -model abnt2 br
Simples assim. Quem quiser baixar  o script clique no link: https://dl.dropboxusercontent.com/u/19999224/configuringKeyBoard.sh
Eu salvei o mesmo na minha home, ou seja em
/home/nome_de_usuario/
Dê permissão de execução para o script.
Abra o terminal e vá para o diretório onde se encontra o script:
$ cd ~
$ chmod +x configuringKeyBoard.sh
Para que o script rode automaticamente ao iniciar uma nova sessão, pressione a tecla SUPER ( o simbolo do (R)Windows) e digite Aplicativos de Sessão:
Em seguida pressione o botão adicionar:
E escolha o script de configuração:
Pronto, da próxima vez que você ligar o seu computador o seu teclado será reconfigurado corretamente de forma automática.
Agora é esperar para que esse problema seja resolvido na próxima versão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário